top of page
  • Instagram
Mapa5.png

Embarque você também junto com a gente nessa viagem!          

   

     Para entender o surgimento desse assentamento é necessário irmos lá no Século XIX, mais precisamente nos anos 1871-1872, datas que registram a chegada dos primeiros retirantes da seca em Fortaleza, que vinham para a "capital" na esperança de oportunidade de trabalho, a construção da estrada de ferro.                  
     Surgia ali a pedra fundamental para a construção da Estação João Felipe, famosa estrada de ferro, que ligaria o Maciço de Baturité a Fortaleza, que se tornaria a principal conexão entre esses dois pontos, e escoamento do café da serra de Baturité ao porto.             

     A partir daí ocorreram vários assentamentos, tendo como um dos principais, a comunidade do Arraial Moura Brasil, denominada também como um campo de concentração.

     “O assentamento era ocupado por funcionários da estrada de ferro e da estiva e segundo as informações da minha avó, Carmélia Rodrigues Pereira, o local desses assentamentos, era o antigo cemitério São Casimiro, que foi remanejado para onde hoje é o Cemitério São João Batista.”

Carlos Silva – Ex-morador / Turismólogo              

     São inúmeras formas de resistências desde a chegada dos primeiros retirantes e ainda com muitas violações sociais, a comunidade vem desenvolvendo autonomia e ganhando força com o passar do tempo. Conhecer do nosso passado é permear caminhos para um novo futuro. 

logos.png
bottom of page